I ♥ nintendocore  

Posted by: Ana Beatriz Caldas in ,

A pergunta não é “Que Mario?”. A pergunta é “Que música?”. Uma garota com uma presença de palco enorme e um cara sintetizando uns sons que podiam muito bem estar saindo do videogame do seu irmão: conheçam o Crystal Castles.


A Crystal Castles foi formada em 2003 pelo multi-instrumentista Ethan Kath, que depois convidou a vocalista Alice Glass para completar o duo. O nome se originou do título da fortaleza no céu do desenho She-Ra (“Crystal Castles, a fonte de todo o poder”), o Crystal Castle, e também é o nome de um jogo – adivinha? – de videogame. Eles começaram fazendo remixes de bandas como Klaxons e Bloc Party, para depois conseguir visibilidade na cena independente mundial também com suas músicas próprias, entre elas, “Alice Practice” – a apresentação ao vivo dessa música aparece no terceiro episódio da segunda temporada de Skins (seriado britânico cuja 5ª temporada já está sendo gravada). A participação na série rendeu milhares de fãs, que, ao ver Alice pulando ao som de batidas psicodélicas, também quiseram sentir um pouco da intensidade do duo canadense:
O som deles faz parte de um gênero ainda pouco conhecido, o Nintendocore, que mistura o post-hardcore com música de jogos eletrônicos dos anos 90, os 8-bits (daí o nome: muitos samplers utilizados são de jogos da Nintendo). A banda foi considerada a mais emocionante ao vivo da atualidade, devido as suas frequentes apresentações em festivais ao redor do mundo.
A postura junkie de Alice, suas roupas, os refrões nonsense que ela meio recita, meio canta, as fotos no mínimo diferentes dos dois… Tudo grita originalidade e energia.
Pra quem conhece e é do sudeste, good news: tem Crystal Castles no Brasil em setembro! Dia 24, o Circo Voador (que ano passado trouxe Friendly Fires), no Rio de Janeiro, contará com a apresentação de Alice e os mil sons de Ethan. Ainda há previsão para show em São Paulo. Pra quem não é do sudeste, sugiro uma venda de órgãos ou chantagem emocional com os pais. E pra quem não conhece, vale à pena baixar tudo o que encontrar desse duo de 8-bit: você nunca mais vai ver/jogar Mario e seus companheiros da mesma forma.

Postei originalmente dia 21/08/10 no Depois dos Quinze. link

This entry was posted on 8:40 PM and is filed under , .